quinta-feira, 10 de maio de 2007

José Maria Barros de Pinho (Barros Pinho), nasceu em Teresina-PI em 25 de maio.

Desde o final da década de 50 reside em Fortaleza. Bacharelou-se em Administração de Empresas. Elegeu-se vereador e posteriormente, deputado estadual e Prefeito de Fortaleza. Secretário de Cultura do Estado, no Governo de Tasso Jereissati e posteriormente, Presidente do Instituto de Previdência do Município de Fortaleza. Anos mais tarde (1999), presidente da Fundação de Cultura, Esporte e Turismo de Fortaleza. Atualmente, é Presidente da Fundação de Esporte, Cultura e Turismo de Maracanaú. Na condição de educador, fundou o Colégio Oliveira Paiva. No campo literário, publicou os livros de poesias: Planisfério – Imprensa Universitária – 1969; Natal de Barro Lunar e Quatro Figuras no Céu-Edições Projeto– 1970; Circo Encantado – Gráfica Editorial Cearense; Natal do Castelo Azul – 1986; Pedras do Arco-íris ou a Invenção do Azul no Edital do Rio – 1998 e Planisfério – 2a. edição -2001; Mundica, Mulata do Cais (contos ) – Coleção Contar – 2002 – Teresina – PI; A Viúva do Vestido Encarnado (contos) 2002 – Editora Record. Carta do Pássaro (poesia)- Record.
Tem inéditos: ,Araçás do Mestre Rosa (contos),Os Corredores do Coronel Zeca Belarmino (novela).

Membro da Academia Cearense de Letras, (cadeira 14), Academia de Retórica (cadeira 28), sócio emérito da Academia de Letras Municipais (2002), acadêmico titular da cadeira nº 34 da Academia Fortalezense de Letras; membro da Academia de Ciências, Letras e Artes do Rio de Janeiro; integrante do Grupo SIN de Literatura; Integrante do Grupo Poesia Plural.

Integrante da Antologia de Contistas Novos do Brasil, organizada pelo escritor Moacir C. Lopes – Instituto Nacional do Livro.

Integrante da Antologia de Poesia do Século XX

Premiado no momento do Concurso de Poesia Norte e Nordeste, patrocinada pela Universidade Federal de Sergipe

Premiado por ocasião do Concurso Literário de Fortaleza, na categoria conto, promovido pela Fundação Cultural de Fortaleza (1997)

Menção Honrosa pelos relevantes serviços prestados como membro da Comissão Julgadora do Concurso Literário “Conhecendo o Parlamento”, promovido pela Assembléia Legislativa do Estado do Ceará.

Orador convidado pelo Instituto Antropológico e Geográfico do Ceará, por ocasião do Dia da Cultura e da Ciência –1999.

Nenhum comentário: